Dra. Isabela Lopes
Geriatra em Belo Horizonte - MG
- Médica pela UFMG (CRM-MG 69712)
- Geriatra pelo HC-UFMG (RQE 50354)
- Pós-graduada em Cuidados Paliativos pelo Albert Einstein
- Professora de Geriatria na Faculdade Faseh
Agendar consulta:
Agendar consulta:
 
															Avaliações de pacientes
Agendar consulta
Ao agendar uma consulta geriátrica com a Dra. Isabela Lopes, você terá direito a:
• Atendimento de 45 a 60 minutos.
• Retorno, dentro de 30 dias da consulta inicial.
Para agendar uma consulta, basta enviar uma mensagem para nosso WhatsApp ou ligar para nosso telefone fixo:
Geriatra em Belo Horizonte - MG
Veja como chegar
O consultório da Dra. Isabela Lopes fica bem próximo ao hospital Life Center:
- 
											
													
										R. Gonçalves Dias, 82 - Sala 412 - Funcionários, 
 Belo Horizonte - MG
- (31) 97127-8394
- (31) 2516-2814
Como funciona a consulta geriátrica?
A Geriatria possui dois focos centrais: a prevenção, para promover um envelhecimento saudável, e a clínica, para gerenciar doenças crônicas (como artrose, osteoporose, doenças cardíacas, neurológicas, pulmonares, renais, oncológicas, etc).
Além disso, há também os cuidados paliativos, com o objetivo de prevenir e aliviar o sofrimento, proporcionando conforto e dignidade para idosos com doenças graves, crônicas e progressivas.
Assim, o acompanhamento geriátrico varia conforme o estado de saúde do paciente, mas, em geral, segue o passo a passo a seguir:
01
Consulta
A consulta geriátrica começa com uma conversa para conhecer o paciente e entender o seu contexto. Ela tem duração aproximada de 1 hora.
02
Avaliação médica
A avaliação leva em consideração a conversa inicial, o histórico do paciente e o exame clínico e físico detalhado, além da verificação de todos os medicamentos em uso.
03
Solicitação de exames
Se necessário, são solicitados exames de sangue ou imagem que possam contribuir para o diagnóstico ou monitoramento da saúde.
04
Tratamento
O plano de cuidados pode envolver a prescrição de medicamentos, mudanças no estilo de vida e na alimentação.
05
Retorno
A consulta geriátrica tem direito a retorno, conforme a necessidade, que pode ser agendado em até 30 dias após a consulta inicial.
06
Acompanhamento
O acompanhamento do paciente visa a promoção de saúde e o controle de doenças. Em geral, é recomendado realizar de 2 a 3 consultas anuais com o geriatra, a depender do estado de saúde.
Dúvidas Frequentes
O ideal é procurar um geriatra sempre que houver preocupação com a qualidade de vida no envelhecimento. A consulta geriátrica não se restringe a tratar doenças, mas também visa a prevenção e a promoção de um envelhecimento saudável.
Além disso, é recomendada para idosos que necessitam de acompanhamento contínuo para controle de doenças crônicas, uso racional de medicamentos e manutenção da autonomia e independência.
O acompanhamento geriátrico permite um olhar especializado sobre a saúde do idoso de forma centralizada, reduzindo o desgaste e o custo de se consultar com vários especialistas.
Entre os principais benefícios estão a prevenção e o controle de doenças, redução de riscos de quedas e internações, otimização do uso de medicamentos e melhora da qualidade de vida.
Além disso, a abordagem personalizada da Geriatria ajuda a manter a autonomia e independência do paciente pelo maior tempo possível.
Os cuidados paliativos são uma abordagem de assistência que busca melhorar a qualidade de vida de pacientes com doenças graves, crônicas e progressivas, bem como de seus familiares. Esse tipo de cuidado pode ser iniciado em qualquer fase da doença e não se restringe a pacientes terminais.
A primeira consulta geriátrica é uma avaliação detalhada da saúde do paciente, considerando aspectos físicos, cognitivos, emocionais e sociais.
Durante a consulta, a médica fará uma anamnese completa, analisando histórico de saúde, uso de medicamentos, hábitos de vida e possíveis queixas. Também pode ser realizada uma avaliação funcional para entender a autonomia do paciente em suas atividades diárias.
Com base nessas informações, será traçado um plano de cuidado personalizado, que pode incluir exames, ajustes na medicação e orientações para um envelhecimento saudável e ativo.
Sim, a consulta geriátrica tem direito a retorno, conforme a necessidade de cada caso. O paciente pode agendar o retorno dentro de até 30 dias, contados da consulta inicial.
Dessa forma, garantimos o acompanhamento e ajuste de condutas, se necessário.
A Dra. Isabela Lopes sempre faz a primeira consulta de forma presencial, pois permite exames físicos e testes funcionais que são essenciais para um diagnóstico mais preciso.
Após a primeira consulta, o acompanhamento pode ser realizado online em casos onde não haja necessidade de reavaliação clínica presencial, para eventuais ajustes de medicação e orientações gerais.
Formação Acadêmica
- Graduação em Medicina pela Universidade Federal de Minas Gerais - UFMG (2010-2016) | CRM-MG 69712
- Residência Médica em Clínica Médica pelo Hospital Risoleta Tolentino Neves (2017-2019) | RQE 49019
- Residência Médica em Geriatria pelo Hospital das Clínicas da UFMG, Belo Horizonte (2019-2021) | RQE 50354
- Pós Graduação em Cuidados Paliativos pelo Instituto israelita de ensino e pesquisa Albert Einstein, em Belo Horizonte (2021-2022)
 
															Experiência profissional
- Faseh – Faculdade da Saúde e Ecologia Humana
- 2025 (atual): Professora de Geriatria
- SBGG- MG – Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia
- 2025 (atual): membro da Comissão de Cuidados Paliativos
- Hospital Risoleta Tolentino Neves
- 2025 (atual): Preceptora de cuidados paliativos da residência médica.
- 2020 – 2025 (atual): Médica Geriatra e da equipe de cuidados paliativos.
- 2018 – 2019: Clínica Geral Emergência.
- Orizonti – Instituto Oncomed de Saúde e Longevidade
- 2021 – 2022: Médica Geriatra.
- Hospital da Baleia
- 2021 – 2022: Médica da equipe de cuidados paliativos.
- Unimed BH – Unidade Pedro I
- 2021: Médica horizontal (para cuidados paliativos de COVID19).
- Vidas Home Care, Belo Horizonte
- 2020: Médica plantonista.
